domingo, 27 de novembro de 2011

Como fazer uma minicampanha de marketing

Fonte: Blog Empreendedores


Não é só de grandes campanhas de marketing que vivem as empresas. Principalmente no caso dos micro e pequenos negócios, é fundamental conhecer estratégias de marketing que exijam poucos recursos, sejam simples e tragam resultado rápido. Algumas delas, inclusive, sem custo nenhum. Alguns especialistas de grandes agências de publicidade norte-americanas dividiram com o portal Inc.com algumas sugestões de minicampanhas de marketing, que estão a alcance das MPEs.


1-Experiente falar com um público novo

A maioria das empresas mantém o foco de suas campanhas de marketing o ano todo em seu público-alvo. Existem oportunidades, no entanto, em públicos secundários. Para aproveitá-las, é preciso primeiro definir esse outro público e, a partir daí, desenvolver produtos e promoções voltadas para ele. Se houver tempo, faça uma pequena pesquisa de mercado, utilizando um questionário simples ou conversas informais, para identificar melhor as necessidades e expectativas desse grupo.


2- Use e abuse de encontros e eventos
Descubra um lugar que saiba que seus clientes frequentam. Ainda melhor é participar de feiras e festas, onde será possível promover a sua empresa. Promova você mesmo um evento/festa para seus clientes, para conhecê-los melhor  e encorajá-los a trazer outros clientes. Não se esqueça, porém, da parte mais importante: fazer o follow-up com os clientes depois do evento.


3- Patrocine meios de comunicação
As pessoas adoram falar sobre o que gostam, e expressar suas opiniões. Blogs, salas de chat, ou mesmo uma caixa de comentários podem trazer mais movimento para o seu negócio. Uma ideia é oferecer um tópico de discussão para estimular a participação, mas procure utilizar temas que tenham alguma relação com seu produto ou serviço. Utilize o Facebook ou os comentários no seu blog para começar um debate em que o seu produto possa ter um papel relevante.


4- Associe a sua empresa a eventos grandes
Patrocinar grandes eventos pode ser muito caro para MPEs. Por isso vale a pena pensar em formas alternativas para participar ou associar o seu produto ou serviço ao evento.  Você pode ser um fornecedor de um de seus produtos, conseguir uma apresentação da sua empresa, ou entre em contato com clientes que podem promover o seu produto em troca de um brinde ou benefício na sua empresa.




Editado e Revisado por: Priscilla Escócio

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