domingo, 20 de novembro de 2011

Invejado??

Por: Priscilla Escócio


O Monte Sinai (também conhecido como Monte Horeb ou Jebel Musa, que significa “Monte de Moisés” em árabe) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islã. Segundo a Bíblia e a tradição judaica, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei nessa região, embora não haja evidências arqueológicas diretas da passagem daquele profeta por ali. No entanto, essa tradição é tão antiga que, ao longo dos séculos, foram sendo construídos sobre o monte e à sua volta vários locais de culto e acumulados tesouros da cultura religiosa. 
A bíblia também relata que os outros montes sentem inveja do Monte Sinai por ser um lugar forte ,o  ponto alto do sacrifício, um lugar de resposta e local onde Deus desceu, como relata a passagem abaixo: 



“Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus escolheu para sua habitação? O Senhor habitará nele para sempre. Os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No meio deles, está o Senhor; o Sinai tornou-se em santuário.”
(Salmo 68.16-17).



Esta ligação do Monte Sinai com a Bíblia atraiu muitos peregrinos ao longo dos séculos e uma das mais famosas foi a Imperatriz Helena de Bizâncio, no século IV, que construiu ali uma igreja, a Capela da Sarça Ardente. No local  ainda se encontra vivo um arbusto de Rubus sanctus, que os monges acreditam ser a sarça ardente original. Devido a tantos acontecimentos, imediatamente, se estabeleceu ali uma comunidade monástica e, para proteger a igreja e os monges dos ataques de beduínos, o imperador Justiniano I mandou construir uma muralha à volta da igreja, no ano 542 e os edifícios que são hoje o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina.



Um comentário:

  1. Eu gostei da matéria, ela é fantástica, abriu a minha mente!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog