quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O nosso cotidiano daqui a 100 anos

Por Nicola Helayel


As transformações que temos visto em nosso dia a dia têm acontecido em uma velocidade tão alta que não podemos nem piscar os olhos para não nos perdermos. Quando imaginaríamos que aquele robozinho dos Jetsons (lembram desse desenho? essa geração mais nova não sabe do que estou falando) seria realidade hoje em dia? E ir ao banco via celular? Lembram do filme Minority Report-A Nova Lei, onde Tom Cruise já usava telas touchscreen? Carro voador? Já existe. Em 2012 entrará no mercado por US$250.000. Pois é, a vida imitou a arte em muitos casos e as previsões para o futuro são super animadoras segundo o físico americano Michio Kaku que faz estudos prevendo de como será a nossa vida daqui a 100 anos.




CARRO SEM CONDUTOR
Segundo o cientista, num futuro próximo, os carros vão dirigir sozinhos com a ajuda de um GPS. Muitos não terão mais a oportunidade de querer jogar a culpa nas mulheres que estão dirigindo, pois não será mais necessário colocarmos a mão no volante. A meta do Pentágono com essa invenção é ter já em 2015 um terço das forças terrestres autônoma.






LAPTOP NA CARTEIRA


Já imaginou ter um laptop que seja uma simples folha de OLED (diodos orgânicos emissores de luz) que pode ser dobrado e colocado na carteira¿ O papel eletrônico flexível será extrafino. Para se ter uma idéia, o telefone celular terá uma tela que será puxada para fora como um pergaminho e, ao invés da dificuldade em digitar no minúsculo teclado do celular, você poderá esticar uma tela flexível.






O DOUTOR DO FUTURO


Futuramente em um exame de rotina o paciente será atendido por uma imagem animada programada para perguntar algumas questões simples. Isso será possível porque um programa diagnosticará até 95% de todas as doenças. O doutor terá o registro de todos os nossos genes e, de acordo com os fatores de risco, recomendará tratamentos.














TELECINESE


Algumas profissões exigem que os profissionais operem máquinas que exigem mais de duas mãos, como bombeiros, soldados e astronautas. Para tanto, em 2100 seremos capazes de controlar mentalmente um computador que controlará as coisas ao nosso redor. Imagine praticar kitesurf, dirigir um carro, malhar ou jogar tênis apenas pensando neles¿






Quando achamos que não existe mais nada para ser inventado, percebemos que não há limites para a imaginação do ser humano em transformar o mundo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog