terça-feira, 15 de novembro de 2011

Tempo livre: faça a gestão do tempo

Por Nicola Helayel

Seria tão bom se o nosso dia tivesse mais do que 24 horas, não é mesmo?  A internet, a velocidade das informações, as mudanças em nossas rotinas e os compromissos profissionais transformaram o tempo em artigo de luxo. Logo, fazer a gestão do seu tempo é crucial para a qualidade de vida.

Portanto, para se ter sucesso na vida corporativa e ser feliz na vida pessoal, torna-se um pré-requisito o controle do tempo e aqui vão algumas dicas do Enio Ciappa, gerente de projetos da UNIONE para te auxiliar nessa tarefa:

-> Comece o seu dia cedo organizando sua agenda. Assim, você poderá visualizar todas as atividades e compromissos que devem ser realizados ao longo do dia. Você pode fazer um plano semanal também  facilitará o seu  dia a dia.

-> Classifique as atividades de acordo com as prioridades. Livre-se das mais rápidas de se resolver. As que demandam mais tempo, provavelmente são as mais críticas, você realiza no decorrer do dia, sempre de acordo com os prazos.

-> Conseguir realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo também ajuda, por mais estressante que seja. Como isso é possível¿ Isso é simples, pois  em algum momento, a atividade que você iniciou precisará da participação de outra pessoa. Que tal dar início à próxima atividade enquanto aguarda a outra parte?

-> Mantenha seus compromissos. Não fique alterando sua agenda a todo instante. Veja se dá para colocar o compromisso que precisa ser alterado em um horário vago, sem a necessidade de alterar os outros.

-> Atualizar e compartilhar a agenda é um bom aliado, pois deixando públicas as suas tarefas, seus pares e gestores estarão cientes de sua carga de atividades e, assim, poderão perceber que fazer novas solicitações não é algo viável.

-> Muitas pessoas têm medo em dizer ‘não’. Acham que vão pensar que a pessoa não está comprometida com a empresa. Pior do que dizer não é não cumprir prazos.

-> Surgiu algum imprevisto? Sem problemas. Para minimizar seus efeitos, tente adiantar algumas tarefas, portanto, ser flexível ajudará a cumprir sua agenda e ter mais tempo livre, quem sabe.

Pode acontecer de você ter que fazer algumas horas extras para conseguir cumprir o programado. Sem problemas. Agora, isso virar rotina é que não pode, senão, do que adianta gastar seu tempo para fazer a agenda?
Editado e Revisado por: Priscilla Escócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog