segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Empreenda mesmo sem dinheiro



Fonte: Blog Empreendedores


Muitos empreendedores em potencial deixam de concretizar o sonho de ser dono do próprio negócio por falta de capital para investir. É preciso, sim, ter algum dinheiro, pelo menos para sobreviver nos primeiros meses até que a empresa comece a gerar lucro. Mas é possível minimizar esse problema e empreender mesmo sem todos os recursos necessários. O desafio de prosperar será maior, mas a falta de capital pode ser um estímulo à inovação. Veja como com as dicas da equipe do blog da rede Sou Empresário, do Sebrae.

Mãos à obra

1- Prepare-se
Prepare-se para cobrir as despesas pessoais dos primeiros meses. Se você não possui uma reserva para isso, considere a hipótese de começar a desenvolver a sua ideia ainda enquanto mantém um emprego. Parte dessa preparação inclui certificar-se  de que a sua ideia tem potencial para dar certo. Faça isso conversando com empresários do segmento, pesquisando o público-alvo  e tente identificar um diferencial para o seu negócio.

2- Utilize o dinheiro dos outros
Se a sua ideia é boa, você não terá muita dificuldade para vendê-la a possíveis investidores.  O especialista em empreendedorismo, José Dornelas, recomenda transformar a oportunidade que você identificou no mercado em um discurso de venda capaz de atrair pessoas que tenham dinheiro para investir. O investidor pode ser um banco, entidade do g,ioverno ou pessoa física. Não importa. Tente todas as avenidas possíveis, pois, se a ideia é boa, e o discurso também, o dinheiro vai aparecer.

3- Faça parcerias estratégicas
Parcerias com clientes e fornecedores pode ser uma boa maneira de cortar custos. Se eles concordarem com a sua ideia de negócio, pode aceitar correr o risco com você e receber o pagamento depois que o negócio já estiver operando. Ofereça boas condições para que a oferta seja mais atrativa.

4- Invista em networking
Ter uma boa rede de contatos é fundamental para empreender, ,mais ainda quando não se tem todo o capital necessário. Seus contatos podem ajudá-lo a encontrar potenciais investidores, divulgar a sua ideia de negócio ou seu produto boca-a-boca, o que é muito importante para criar uma reputação para a sua empresa.

5- Tenha um plano de ação
Você deve ser flexível se está tentando abrir um negócio sem muito dinheiro, mas isso não significa que você não precisa de planejamento, principalmente no que diz respeito à administração dos recursos.  Procure definir metas e descobrir o que você não sabe sobre o negócio. Elabore um detalhado plano de negócios. É fundamental ser capaz de colocar a ideia no papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog