domingo, 4 de dezembro de 2011

Você também pode ser um cantor com esses programas


Tela do Auto tune
Pode parecer mágica, mas é tecnologia. Esse software se tornou muito popular entre os artistas mais consagrados da atualidade. O Auto-Tune corrige automaticamente a afinação das notas que você está cantando e muda o tom para sua voz se encaixar em uma escala pré-determinada. Pode ter certeza, isso salva a carreira de qualquer desafinado.

Péricles Martins é produtor musical e diz que o software é "ótimo para quem não sabe cantar. Por isso que, depois do Auto-Tune, chegou a geração dos 'não-cantores', pois muita gente que não canta nada sem o programa consegue gravar um disco".

Ou seja, para não desafinar e fazer bonito no palco, a pessoa só precisa cantar próximo ao tom certo da música, já que a afinação correta fica por conta do programa. A questão é que com o efeito do Autotune a maioria das vozes fica com um som metalizado difícil de esconder... Péricles diz que muitas pessoas falam que todas as cantoras pop soam iguais. Por exemplo, Kesha é igual a Britney, Katy Perry, justamente por causa desse tom robótico que a voz pega. Todos acabam ficando com a mesma voz, sem distinção. Ele comenta que Jay-Z, Cristina Aguilera e outros artistas já fizeram campanhas anti-Auto-Tune porque ele pasteuriza a música pop.

"Não há como fugir disso. Se você pegar a parada da Billboard, 9 em cada 10 músicas têm um toque do programa. Vai chegar um hora em que ninguém mais vai aguentar esse som, elas vão querer ouvir vozes de verdade, mesmo que sejam desafinadas, mas que sejam reais, não essa versão perfeita da música", diz.
Mas, não é só a voz que entra nessa história. O software também corrige a afinação de outros instrumentos, como guitarra, baixo, violão, piano...

Outro software bastante difundido no meio musical e ultimamente na internet é o Melodyne. Ele abre uma espécie de DNA da faixa gravada e a separa em notas, dando ao usuário a possibilidade de ajustar cada uma das notas no vocal ou em qualquer instrumento."A pessoa canta e você consegue manipular a voz do jeito que quiser, com as notas que quiser, dando esse tom robótico", diz Péricles: "Usa-se muito o programa em 'memes' de internet, vídeos virais, onde a galera manipula o vocal e cria o funk da Dilma, por exemplo, colocando um discurso junto de uma batida no ritmo".

Tela do melodyne
Aliás, foi através desse programa que alguns internautas conseguiram criar uma parceria entre a banda de hardcore System of a Down e a presidente Dilma. O resultado é bem divertido e criativo. Talvez um dos virais mais populares criados com o Melodyne seja o do técnico Joel Santana, que, na época, dirigia a seleção da África do Sul.

Esses softwares de produção musical já se tornaram muito populares e alguns artistas são totalmente dependentes deles. Agora chegou a sua vez! Se você quiser brincar e tentar soar como a Britney ou qualquer outro pop star, ou ainda criar uma música a partir de um discurso, acesse o link que está junto dessa matéria. Apesar de esse tipo de programa ser profissional e caro, existe uma versão gratuita para testes na internet. Para baixar a versão demo, basta preencher um cadastro simples. Apesar de estar tudo em inglês, dá para entender e se virar. Boa sorte e... sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog