segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Os 5 tipos corporativos. Quem você é?

Fonte: Você S/A

Você pode nem se dar conta, mas no dia a dia, trabalhando em uma empresa, tem de se relacionar com uma diversidade de tipos de profissionais. Com alguns deles a convivência é pacífica e até harmônica. Com outros, a relação é tensa e beira o conflito. “O desafio é trabalhar bem com cada perfil e evitar que uma pessoa prejudique o desempenho do grupo”, diz Arlindo Felipe Jr., diretor da AFJ Consultoria. Conheça  os cinco tipos de profissionais que estão presentes em todas as organizações e saiba como lidar com cada um deles.


Encosto
Ele se aproveita das oportunidades que aparecem para os outros. Não tem compromisso com nada nem com ninguém, a não ser com ele mesmo. Para tudo que é discutido, a resposta é quase sempre a mesma: “Não sei”. Cada equipe tem pelo menos um encosto. Não dura muito tempo em cargos mais altos devido às exigências da posição. Como lidar? Basta designar tarefas e enchê-lo de trabalho.
Paciência zero
É o típico estressado, que está sempre irritado e distribuindo patadas. Dependendo do ramo de atuação da companhia, até 50% da força de trabalho se encaixa no perfil. Como lidar? Paciência, muita paciência. É fundamental o desenvolvimento desse profissional na companhia para que seu mau humor não contamine os outros. É caso para coaching.
Deus
É o funcionário que acredita ser perfeito e incapaz de cometer erros. Um grupo ou departamento tem de um a dois “deuses”. Como lidar? Ele nunca erra, aliás. Quando acontece um deslize em seu departamento, ele imediatamente procura alguém para culpar. Para esse tipo de perfil, a solução é um bom feedback. Se nada disso funcionar, talvez seja o caso de falar com o chefe.
Duas caras
É o funcionário dissimulado, que nunca mostra suas reais intenções. Geralmente é um carreirista, que quer agradar a todos. É muito fácil identificá-lo; difícil mesmo é saber de que lado ele joga. Como lidar? Primeiro, precisa ser identificado e, depois, cortado da sua lista de confidentes. Ele exerce influência sobre os outros e pode comprometer o bom funcionamento do departamento.
Femme fatale
Ela usa de sua beleza para ganhar a admiração dos superiores. Elas são a minoria, porém, são facilmente identificáveis. Costumam se vestir como se fossem sair da firma para a balada. Como lidar? Se o comportamento dela cria desavenças na equipe, é o caso de chamar a moça para uma boa conversa. Agora, isso pode não resolver e você corre o risco de se indispor com algum superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog