terça-feira, 30 de outubro de 2012

Finalize seu ano sem dívidas


Quando chega outubro começam surgem novas contas para pagar, além daquelas mensais que se multiplicam cada dia mais. É rematrícula escolar, férias, viagens, festas de final de ano, curso de férias dos filhos. Sem contar com aquelas que ainda estão por vir no início do ano, como IPVA, IPTU, seguro do carro, material escolar. Mas, calma, todo esse gasto pode ser amenizado.

Segundo o planejador financeiro Oswaldo Sena, a chegada do 13º nesse período é muito bem-vinda. “Esse dinheiro a mais pode ajudar a manter um equilíbrio financeiro durante esse período, nos pagamentos das dívidas e dessas novas contas.”
Para isso, ele dá algumas dicas que podem ajudar a aproveitar esse período e manter as finanças em boa forma:
- Separe uma parte do 13º para pagar ou reduzir as dívidas, principalmente as do cartão de crédito e do cheque especial, que têm os juros mais altos. Isso para começar o ano mais leve, com menos pendências.
- Os gastos extras de início de ano costumam nos pegar despreparados, portanto, separe outra parte do 13º para essas despesas, como material escolar, IPVA, IPTU e outras.
- Saiba aproveitar bem o restante, não deixando as compras de Natal e Ano Novo para a última hora, pois você não terá mais escolhas e assim acabará gastando mais. Isso vale não só para os presentes, mas também para os enfeites, frutas secas, bebidas e outros artigos não perecíveis.
- Planeje suas compras, controle o entusiasmo e não compre de maneira compulsiva. Faça uma lista de quem vai presentear, defina um valor máximo a gastar e tente respeitar o preço médio em cada presente. Alguns podem sair um pouco mais caros, contanto que outros fiquem um pouco mais baratos.
- Com o restante do 13º equilibre com os gastos das festas e viagens.
- Em festas, saiba sempre o número de pessoas envolvidas para evitar muitos gastos extras e desperdícios.
- No caso de viagens, comprar passagens e reservar hospedagem antecipadamente pode sair um pouco mais barato. Pesquise bem os preços e compre com antecedência e tranquilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog