segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Compre seus clientes!

Por Debora Carrari
Fonte: Blog Empreendedores


Para quem acabou de abrir o próprio negócio, a primeira preocupação é com a forma de atrair os primeiros clientes. Para Brad Sugar, consultor do portal Entrepreneur, empreendedores precisam “comprar” clientes, e não conquistá-los. Como assim? Se você abordar a questão a partir dessa perspectiva, fica mais fácil definir quanto e onde você vai utilizar os recursos disponíveis para promover a sua empresa e atrair os primeiros compradores. Isso acontece especialmente no caso dos startups, que geralmente têm recursos limitados para investir em estratégias de marketing. Ele sugere a seguir quatro maneiras simples de “comprar” os primeiros clientes:
1-Publicidade. A chave para uma publicidade bem-sucedida é gerar prospecções promissoras em troca do dinheiro que você investiu. Para fazer isso, você deve enviar uma mensagem que não só alcance o seu público-alvo, mas mostre também o valor que o seu produto oferece. Se TV ou rádio parecem fora do alcance do seu orçamento (apesar de que algumas estações locais de rádio oferecem opções de anúncio e patrocínio mais econômicas), jornais e internet são os meios mais eficientes para atrair os primeiros clientes. Procure publicações e websites que circulem entre o seu público-alvo. No caso da internet, estabeleça primeiro sua presença na rede, e depois procure os canais mais eficientes para chegar ao público que deseja.
2-Network e referências. Essas duas estratégias funcionam muito bem para fazer contato com os consumidores que possuem as maiores taxas de retenção. Clientes que são referidos por outras empresas ou outros clientes tendem a comprar mais e tornarem-se fontes adicionais de referências. Para encontrar referências, pense em como seria o seu cliente ideal. Assim, você pode comunicar aos outros na sua rede de contatos que tipo de consumidor você está procurando, e adaptar seus produtos ou serviços para que possam satisfazer as necessidades desse cliente. Peça referências também aos seus clientes satisfeitos.
3- Faça parcerias. Outra maneira de aproveitar recursos disponíveis são as parcerias com outras empesas de ramos diferentes, mas com o mesmo público-alvo. Acordos entre um salão de beleza, por exemplo, e uma loja de bijuterias, ou um restaurante e um estacionamento. Você pode oferecer cupons de desconto em troca de anúncios nos e-mails marketing de outra empresa, por exemplo, ou oferecer comissões para outros negócios que tragam clientes para a sua empresa.
4- Alianças estratégicas. Você pode levar essa parceria para outro nível e formar uma aliança estratégica. Enquanto uma parceria pode ser uma relação de curto prazo ou pontual, as alianças estratégicas podem durar por anos. Por exemplo, um webdesigner e uma agência de publicidade podem referir um ao outro aos clientes-alvo, que, possivelmente, vão estar interessados nos dois serviços. As alianças estratégicas funcionam muito bem para a geração de vendas em longo prazo.

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