domingo, 4 de dezembro de 2011

Evite a frustração em 2012 :faça planos que possa cumprir

Blog Empreendedores

Falta apenas um mês para 2012, e a tendência de muita gente é prometer a si mesmo que vai fazer uma revolução na vida no ano seguinte. Mas o problema talvez seja justamente esse: querer fazer em um ano mais do que cabe nele. Quando os planos são maiores do que a realidade comporta, vem no fim do ano (ou bem antes disso) a frustração de não ter conseguido fazer, às vezes, nem a metade do planejado. Que tal, então, começar mais devagar, com menos cobranças e com resoluções mais fáceis? Veja dez simples sugestões para o ano que vem do site norte-americano Small Business Online Community, do Bank of America.
1 – Invista em aumentar as formas de comunicação com os clientes. Isso quer dizer mergulhar nas mídias sociais, fazer promoções no bairro ou criar um blog. Seja o que for, pense em comunicar-se, interagir com eles. Esta é a era do relacionamento.
2 – Não empurre produtos para seus clientes. Em vez disso, procure criar soluções, resolver os problemas deles. Para isso, você tem que se comunicar e descobrir do que eles precisam, o que eles desejam.

3 – Trabalhe com mais inteligência. Converse com sua equipe, escute o que ela tem a dizer (em vez de achar que funcionários só sabem reclamar) e descubra em que tipo de atividades sua empresa perde tempo, como reuniões ou internet.
4 – Faça auto-crítica, de verdade, e veja se você realmente é o exemplo que espera da equipe. Que tipo de patrão é você?
5 – Invista em treinamento e cursos para seus funcionários. Evite a rotatividade e estimule-os a continuar na empresa.
6 – Faça algo em benefício da comunidade ao seu redor. Além de fazer algo bom, que vai fazê-lo sentir-se melhor, você estará atraindo jovens mais comprometidos e conscientes, que vão se sentir interessados em trabalhar para sua empresa.
7 – Saia do escritório ou do caixa. Misture-se aos funcionários, faça o mesmo que eles fazem e converse. Você não imagina como vai descobrir características das pessoas que nem imaginava que elas tinham.
8 – Para 2012, redefina seus objetivos estratégicos após ouvir seus colaboradores, família e amigos. A decisão é sua, mas ouvir opiniões diferentes pode ser uma janela de ideias para expandir a empresa ou até mesmo para se associar a um concorrente.
9 – Faça uma pesquisa com os funcionários sobre seu nível de satisfação, e premie os colaboradores que participarem a ajudarem a gerar novos negócios. Seus colaboradores são essenciais para o sucesso da empresa, e eles precisam ser reconhecidos e motivados, assim como você.
10 – Tenha momentos de diversão com sua equipe, seja um churrasco ou mesmo festinhas na empresa de vez em quando. Estimule-os a planejar as férias, por exemplo. Dependendo do tipo de negócio que você tenha, emende alguns feriados sem descontar das férias. E não se esqueça de fazer o mesmo por você

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