segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Aprenda a fazer um plano de negócios grátis!





Fonte: Blog Empreendedores

O plano de negócios é a rota a ser percorrida pelo novo empreendedor em busca do seu sucesso empresarial. Ele é a base que o empreendimento precisa ter para se construir algo sólido e duradouro. Por isso, é a etapa mais importante. Mas por ser complicado e requerer muita paciência, alguns empreendedores simplesmente desistem e começam a tocar o negócio. Assim que surge a primeira crise, o empresário paga um preço – e caro – por não ter se importado antes. Se você ainda não tem um plano de negócios, a hora de fazer é agora, mesmo que sua empresa não seja nova. Mas lembre-se de que é importante pesquisar muito o mercado que você está entrando, fazer uma análise da concorrência, ler bastante e estipular metas. Quanto maior o seu conhecimento, melhor. Mas vamos ajudar você.

O empreendedor e blogueiro Victor Santos lançou o workshop online (e grátis) intitulado “Desvendando um plano de negócios”, que é dividido em três partes e explica de forma bastante didática e clara todas as etapas que compõem o plano de negócios. O vídeo tem a duração total de quase meia hora. Embora relativamente, curto, ele traz uma grande quantidade de informações úteis para quem vai abrir ou tem uma pequena empresa. Para assistir, basta clicar aqui e se cadastrar.

Análise estratégica e mercadológica
Na primeira parte do workshop, Victor mostra que é necessário que o empreendedor conheça o mercado em que vai atuar antes de abrir o negócio. Além disso, é bom que ele saiba o passo-a-passo de tudo que terá de encarar para chegar ao topo. Conhecer a concorrência é fundamental nessa etapa. Saber quais são as empresas que dividem o mesmo segmento dá a chance de a empresa ter preços melhores, possuir foco, ser diferente e saber se posicionar. Tudo isso ajuda no sucesso futuro do negócio.

Marketing e vendas
Na segunda parte, Victor explicar por que o plano de negócios precisa conter todas as ações de marketing e vendas que a empresa pretende fazer. Ponto comercial, produto e distribuição entram nessa etapa. Além das ações publicitárias, é importante que o empreendedor leve em conta também a confiança que ele quer passar para os consumidores, como atraí-los e fidelizá-los.

Equipe e gerência
Esta etapa é a mais importante do plano de negócios, conforme explica Victor. Se você tiver algum sócio, é aqui que devem estar claras o que compete a todos envolvidos na sociedade. As projeções financeiras também entram aqui. Elas devem estar descritas detalhadamente, desde o investimento inicial, financiamento e, principalmente, o capital de giro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog