quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dentes criados em um impressora 3D



Uma mulher de 83 anos ganhou um novo maxilar de uma forma bastante incomum: ela recebeu um implante que substituiu seu maxilar inferior com uma dentição impressa em 3D. O implante foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Hasselt (Bélgica) e cientistas holandeses, e foi a primeira vez que um implante do tipo substituiu um maxilar inferior inteiro.

A mandíbula inferior da mulher idosa ficou gravemente infectada e precisava ser removida. Considerando a idade da paciente, uma microcirurgia reconstrutiva levaria muito tempo e poderia ser arriscada. Portanto, um implante sob medida era a melhor escolha.

Normalmente, o implante demora alguns dias para ser feito, mas a nova tecnologia de impressão 3D leva apenas algumas horas. A impressora 3D fixa pó de titânio camada por camada, enquanto um laser controlado por computador assegura que as partículas corretas sejam unidas. 33 camadas representam um milímetro de altura, então foram necessárias milhares de camadas para construir esse implante dentário.
A mandíbula artificial recebeu um revestimento biocerâmico compatível com o tecido da paciente. O implante pesa 107 gramas, apenas 30 gramas a mais que um maxilar natural, mas o paciente pode facilmente se acostumar com isso. Usando tecnologia de impressão 3D, menos materiais são necessários e o tempo de produção é muito menor do que a fabricação tradicional.

Fonte:Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog