quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Black Friday? Hoje nem é sexta-feira 13...

Amanda Jansson

Fonte: Jornal do Comércio

Ainda com cara de novidade no Brasil, acontece a partir da 0h desta sexta-feira (25) a segunda edição da Black Friday, dia em que dezenas de lojas do e-commerce do País entram em liquidação, oferecendo descontos de até 70% em produtos como livros, DVDs, CDs, eletrônicos e equipamentos de informática. Organizada pelo Busca Descontos - site que, desde 2006, reúne promoções de diversos parceiros num mesmo lugar - a data é baseada no evento de mesmo nome, que acontece também nesta sexta nos Estados Unidos.


De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, a segunda edição da Black Friday está ajudando a consolidar o evento no Brasil. "Nosso site trabalha com descontos, fechando parceria com grandes lojas virtuais para divulgar suas promoções. Então, em 2010, resolvemos levantar a bandeira da Black Friday no País, pensando: por que o brasileiro também não pode comprar com desconto?", explica.


"Na primeira edição, as pessoas ainda não conheciam direito a data, não entendiam o conceito. Mas isso está mudando", afirma Eugênio. Conforme ele, no mesmo período em 2010 o site gerou 61 mil cadastros. Neste ano, já ultrapassa a marca dos 3,1 milhões. "Chegamos a atingir, na primeira edição, a marca dos 10 mil acessos por segundo. Hoje, estamos preparados para muito mais que isso". Com um servidor com capacidade dez vezes maior que o antigo e com uma equipe maior, a empresa espera registrar transações da ordem de R$ 15 milhões, três vezes o valor movimentado na Black Friday do ano passado.


O número de lojas virtuais participantes neste ano mais que triplicou, já passando de 50 e incluindo players como Walmart, Americanas, Carrefour, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, Ponto Frio, Submarino e Ricardo Eletro.


"Tenho parceiros que me apresentaram produtos que estarão com 73% de desconto no site. Muitos estão com produtos em estoque, querendo vender, o que encaixa perfeitamente com o público, que está buscando bons preços e as melhores promoções", explica o CEO.


A data, que começou no Brasil apenas no e-commerce, neste ano ganha nova força. O hipermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, será a primeira grande rede de lojas físicas do País a aderir ao evento.


Para Eugênio, a chegada da ação às lojas físicas é apenas questão de tempo: "Essa expansão é natural. Os consumidores brasileiros estão com o 13º salário nas mãos. E as pesquisas mostram que quem faz as compras de Natal com atecedência consegue economizar. Nos Estados Unidos, a Black Friday funciona como forma de se garantir os presentes de Natal por um bom preço, o que também pode ser feito aqui", aponta.


O que é? Como surgiu?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos, logo após ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day). É uma tradicional megaliquidação feita pelos varejistas norte-americanos. Ela é considerada uma "largada" às compras de final de ano, que culminam com o Natal. Neste dia, é comum encontrar pessoas fazendo fila em frente às lojas, que abrem perto das 4h da manhã e oferecem descontos de até 80%.
A teoria mais comum para o nome da ação diz que o termo - que significa Sexta-feira Negra - teria surgido na Filadélfia, onde a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando havia sempre muitas pessoas nas ruas e congestionamentos marcavam o início das compras de Natal. Diversos outros países, como Canadá, Austrália, Portugal e Reino Unido também adotaram a data.




Editado e Revisado por: Priscilla Escócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog