domingo, 27 de novembro de 2011

"Rompendo o silêncio": um basta à violência

 Por Nicola Helayel

O evento “Rompendo o Silêncio”, idealizado pela escritora Cristiane Cardoso e organizado por grupos da Igreja Universal do Reino de Deus, reuniu milhares de manifestantes em diversos estados do País, para alertar sobre os riscos da violência doméstica. Aqui no Rio de Janeiro o evento começou com uma caminhada saindo do Norte Shopping e indo em direção à Catedral. Com um carro de som que ecoava o jingle da manifestação, as mulheres andaram até o Salão Nobre de Convenções onde aconteceu uma palestra sobre o tema.


Para se ter uma ideia, em 2010 foram registrados 4.589 vítimas de estupro, 76.361 vítimas de ameaça, 81.076 vítimas de lesão corporal dolosa, 4.146 vítimas de tentativa de homicídio e 4.768 vítimas de homicídio doloso. Destes totais, os percentuais de mulheres vítimas foram, respectivamente, 81,2%, 65,4%, 62,9%, 14,6% e 6,3% . Ou seja, com exceção de homicídio doloso e tentativa de homicídio, as mulheres são a maioria das vítimas dos delitos mencionados.

Chegando no local de destino, tudo estava pronto para a palestra, que contou com a participação de uma delegada da Delegacia da Mulher, de uma assistente social e de uma advogada. Antes do evento esses profissionais estavam tirando dúvidas das mulheres presentes. Os homens que levaram suas mulheres foram barrados no evento e muitos ficaram do lado de fora.

No fim da reunião, todas as mulheres receberam uma rosa e a D Sandra se despediu fazendo uma oração.

Eventos como esse são de extrema importância para romper o silêncio do medo e da vergonha. Contaremos com sua presença nos próximos.






Editado e Revisado por: Priscilla Escócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog